Dúvidas Frequentes

  1. Aviso de direito autoral

Os autores de livros ou capítulos serão os detentores dos respectivos direitos autorais, que serão cedidos a título gratuito para fins de publicação em versões digitais e/ou impressas.

  1. Declaração de privacidade

A privacidade dos seus dados é importante para nós. Garantimos que as informações fornecidas serão utilizadas exclusivamente pela EDITORA INOVAR e não serão compartilhadas com terceiros.

  1. Processo de Submissão e Publicação
  • Livros acadêmicos já prontos, revisados e na versão final para publicação:

Oferecemos um processo simplificado para publicar seu livro, seja em formato digital ou impresso. Para detalhes sobre os procedimentos de submissão, prazos e nossos serviços editoriais, por favor, visite nossa página de publicação de livros.

  • Publicação de artigo científico como capítulo de livro através das chamadas públicas:

Realizamos chamadas públicas periodicamente, selecionando artigos para serem publicados como capítulos de livros sob a organização do nosso Conselho Editorial. Para conhecer os critérios de submissão e mais informações sobre o processo, acesse a página de publicação de artigos.

  • Interessados em ser organizadores de coletânea de artigos:

Se você deseja coordenar e publicar uma coletânea de artigos, fornecemos todo o suporte necessário. Para mais informações sobre este processo, requisitos e benefícios, consulte a página para organizadores.

 

  1. Qual o prazo para publicação do livro?

O seu livro será publicado em até 45 dias após a confirmação do pagamento, mas, caso precise de um prazo menor, basta nos informar no e-mail de solicitação de orçamento que faremos o possível para atendê-lo. Para mais informações sobre este processo, consulte a página e publicação de livro.

 

  1. A Editora Inovar publica livros impressos?

Com certeza! Além da versão digital, também disponibilizamos a opção de publicação em formato impresso. Após a confirmação do pagamento e aprovação final do arquivo, o envio dos livros será realizado em até 50 dias. Caso precise de um prazo menor, basta nos informar que faremos o possível para atendê-lo. Vale lembrar que o pedido mínimo para livros impressos é de 10 exemplares.

      

  1. Custos de Publicação

 

  1. Edição e Formatação

Ao escolher nossa editora para a publicação do seu livro, você terá acesso completo a serviços profissionais para garantir que sua obra atinja os mais altos padrões de qualidade:

  • Diagramação Profissional: Garantimos que o layout interno do seu livro seja visualmente atraente e profissionalmente formatado.
  • ISBN e Código de Barras: Fornecemos um número ISBN único para sua publicação, juntamente com um código de barras.
  • DOI e Ficha Catalográfica: Atribuímos um Digital Object Identifier (DOI) para facilitar a citação e descoberta de seu trabalho, além de criar uma ficha catalográfica completa.
  • Conselho Científico Qualificado: Nosso conselho é formado exclusivamente por professores doutores, assegurando a excelência acadêmica de sua obra.
  • Sumário Personalizado e Índice Remissivo: Criamos um sumário personalizado e um índice remissivo detalhado para melhorar a usabilidade e acessibilidade do seu livro.
  • Brinde Especial: Você receberá um modelo de capa profissional como um brinde para dar o toque final à sua publicação.

Direitos e Acessibilidade:

  • Todos os livros são licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional, permitindo a ampla disseminação do conhecimento enquanto protege seus direitos autorais.
  • Acesso Gratuito ao E-book: seu e-book ficará disponível sem custo em nosso site, aumentando o alcance de seu trabalho.
  • Visibilidade Ampliada: Seu livro será indexado em plataformas de renome como eduCapes, Google Acadêmico, Academia.edu e Crossref, maximizando sua visibilidade e impacto.

Oportunidade exclusiva:

  • Para autores interessados, oferecemos a oportunidade de lançar seu livro em nosso canal do YouTube sem custo adicional, alcançando assim um público ainda maior.

Para mais detalhes, visite a nossa página de publicação de livros.

 

8. Marketing e Distribuição

Embora a editora não realize a venda direta de livros, implementamos uma série de estratégias de marketing e distribuição destinadas a ampliar significativamente o alcance e o impacto do seu trabalho:

  • Acesso Gratuito ao E-book: Seu livro em formato digital ficará disponível sem custos em nosso site, facilitando o acesso por um público mais amplo e contribuindo para a disseminação do conhecimento.
  • Visibilidade Ampliada: A fim de maximizar a exposição do seu trabalho, ele será indexado em plataformas acadêmicas de renome, como eduCapes, Google Acadêmico, Academia.edu e Crossref. Isso não apenas aumenta a sua visibilidade, mas também reforça a credibilidade acadêmica e facilita a descoberta por pesquisadores e interessados no tema.
  • Oportunidade Exclusiva: Oferecemos aos autores a chance única de promover seu livro através de um lançamento em nosso canal do YouTube, sem nenhum custo adicional. Esta é uma excelente plataforma para alcançar um público diversificado e gerar maior interesse pelo seu trabalho.

As ações de marketing e distribuição visam assegurar que o seu livro alcance o maior número possível de leitores, gerando um impacto duradouro no campo acadêmico e nos leitores interessados no tema.

  1. A Editora Inovar vende livros para o público?

Não vendemos livros para o público. Nossa produção é voltada para autores independentes e oferecemos serviços de publicação em formato digital e/ou impresso para esses autores. Caso o autor deseje, podemos fornecer os livros impressos em quantidades mínimas de 10 exemplares, porém a venda e comercialização desses livros é de responsabilidade exclusiva do autor.

Os autores são livres para vender seus próprios livros, exceto quando se tratar de livros das chamadas públicas, onde os direitos autorais dos demais autores devem ser respeitados.

 

  1. A editora publica revistas?

Nos dedicamos exclusivamente à publicação de livros acadêmicos e não publicamos revistas. Saiba mais sobre as nossas publicações de livros acadêmicos

 

  1. Qual é o Qualis da editora? 

Editora não possue Qualis, não há avaliação de editora. Qualis é apenas revistas e livros.

O Qualis Capes Livros é diferente de revistas, a revista recebe uma classificação geral, para livros a avaliação é individual e quadrienal.

A Editora Inovar segue os critérios de avaliação CAPES para as obras atenderem o máximo possível dos quesitos da classificação Qualis mínimo L2.

O Qualis Livros é um sistema de avaliação da produção intelectual dos programas de pós-graduação e não avalia o desempenho individual dos pesquisadores. São os próprios programas de pós-graduação, através da plataforma Sucupira, que fazem a submissão dos livros publicados para avaliação. A avaliação ocorre para a obra completa. As editoras não têm esse acesso. A próxima avaliação CAPES para livros será em 2025.

Para mais informações sobre o processo de avaliação de livros, clique aqui e consulte a página da CAPES

 

  1. Quais são os indexadores?

Para garantir que o seu trabalho alcance o máximo de visibilidade e reconhecimento possível, nos empenhamos em indexá-lo em plataformas acadêmicas de prestígio. Entre os indexadores utilizados estão:

  • eduCapes: É um portal de objetos educacionais para uso de alunos e professores da educação básica, superior e pós-graduação que busquem aprimorar seus conhecimentos.
  • Google Acadêmico: Uma ferramenta de busca amplamente utilizada que permite a fácil localização de trabalhos acadêmicos em diversas áreas do conhecimento.
  • Academia.edu: É uma plataforma em formato de rede social que conecta pesquisadores ao redor do mundo.
  • Crossref: Um sistema de referência que fornece DOIs (Digital Object Identifiers) para conteúdos digitais, garantindo uma localização precisa e permanente na internet.

Essa indexação não só expande o alcance do seu trabalho, mas também contribui significativamente para a sua credibilidade acadêmica, facilitando a descoberta por parte de pesquisadores, acadêmicos e demais interessados. Descubra mais sobre o processo de indexação.

 

  1. Por que devo usar ISBN?

O ISBN é uma ferramenta importante para identificar e diferenciar obras, conforme determinado pela Lei do Livro Nº 10.753. Ele é atribuído a publicações monográficas, incluindo produtos relacionados, como conjuntos ou séries completas, disponibilizados gratuitamente ou para compra. Seções individuais, como capítulos de publicações monográficas ou artigos de publicações em série também podem utilizar o ISBN como identificador. Dessa forma, o ISBN facilita a gestão editorial e comercial, permitindo a identificação única de cada obra e a sua distinção de outras publicações semelhantes.

 

  1. O que é DOI e como funciona?


DOI é um número padrão alfanumérico exclusivo que serve para identificar conteúdos digitais, como artigos, livros, imagens, entre outros.

O objetivo do DOI é garantir a identificação permanente e a localização precisa do conteúdo na internet, mesmo que o endereço do site onde ele está hospedado mude. Isso é possível porque o DOI redireciona o usuário para o endereço correto do conteúdo, independente de onde ele esteja hospedado.

Cada objeto digital recebe um DOI exclusivo, que pode ser inserido no final do link para acesso direto ao conteúdo. Ao usar o DOI em suas referências bibliográficas, você garante a precisão e a rastreabilidade das suas fontes, o que aumenta a credibilidade do seu trabalho acadêmico ou científico.

Pessoas físicas não conseguem emitir o DOI por conta própria, a emissão é emitida somente por agências de registro autorizadas pela Crossref.

Você pode verificar a validação do DOI no site: https://crossref.org/

 

  1. O que é ORCID?

O ORCID é uma plataforma que oferece um identificador único e persistente gratuito para pesquisadores, conhecido como iD ORCID. Este identificador permite que você se diferencie de todos os outros pesquisadores.

Com o iD ORCID, você pode conectar suas informações profissionais, como afiliações, bolsas, publicações, revisões de pares, entre outros. Além disso, pode usar o seu iD para compartilhar suas informações com outros sistemas, garantindo o reconhecimento de todas as suas contribuições e reduzindo o risco de erros.

É possível cadastrar o seu ORCID gratuitamente no site https://orcid.org/

 

  1. Estou com dificuldade para inserir o DOI no currículo Lattes, como proceder?

- Verifique se o nome de citação que você cadastrou no currículo Lattes é igual ao que você informou no trabalho. Caso não seja, para resolver esse problema, você pode cadastrar um novo nome de citação no seu Lattes. Para isso, clique em 'Dados Gerais' > 'Identificação' no menu horizontal. Vai abrir uma janela. No campo 'Nome em citações bibliográficas' adicione o nome de citação exatamente igual ao que você informou no seu trabalho, clique em 'Incluir novo' e 'Salvar' para validar as atualizações.

- Para cadastrar o DOI no Lattes, basta informar apenas o número DOI, não sendo necessário incluir a URL correspondente, , apenas o número DOI é suficiente para que a plataforma Lattes reconheça o seu trabalho. A plataforma Lattes reconhece o trabalho a partir desse identificador único, o que facilita a atualização e organização do seu perfil acadêmico.

Lembre-se de que a inclusão do DOI é importante para aumentar a visibilidade e a acessibilidade da sua produção científica.

Você pode cadastrar ou atualizar seu Currículo Lattes e, em caso de dúvidas sobre o DOI no currículo Lattes através do site: https://lattes.cnpq.br/

 

 

Fale conosco:
 

E-mail Clique aqui

 

Explore nossa vasta coleção de mais de 400 livros gratuitos em nosso site: Clique aqui

Conheça nosso conselho editorial: Clique aqui

Conheça nossos indexadores: Clique aqui