LIVRO 2 - AS RELAÇÕES DE TRABALHO NA PANDEMIA

A pandemia do novo coronavírus mudou substancialmente as relações humanas e sociais. De maneira abrupta, todos tivemos que nos adaptar a uma nova realidade, muito diferente daquela à qual estávamos acostumados, permeada de interações pessoais e eventos presenciais. No mundo do trabalho não foi diferente. O distanciamento social necessário para contenção da contaminação afetou o mercado de trabalho, com aumento substancial do desemprego e modificou as estruturas históricas do labor, com ampliação ostensiva do trabalho a distância. Outros fenômenos foram surgindo ou sendo redimensionados, a partir da nova realidade, como o uso da intermediação eletrônica de mão-de-obra e o trabalho mediado por aplicativos. A tudo isso se soma a quase completa ausência de regulação normativa no Brasil, que ainda padece de uma legi slação mais consistente para disciplinar esses novos formatos de relações laborativas.
Com foco nesse processo, estamos propondo a publicação de um livro que possa apresentar trabalhos acadêmicos voltados ao estudo dos fenômenos relacionados ao mundo do trabalho a partir da pandemia, tanto no plano individual como no âmbito coletivo.

Organizador:  Carlos Eduardo Oliveira Dias - Doutor em Direito do Trabalho pela USP.  Pós-Doutorado multidisciplinar em Ciências Sociais, Humanidades e Artes do Centro de Estudios Avanzados da Universidad Nacional de Córdoba (Argentina).

Juiz Titular da 1a. Vara do Trabalho de Campinas/SP (Tribunal Regional do Trabalho da 15a. Região). Professor do Curso de Pós-Graduação "lato sensu" da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campinas). Professor do Curso de Pós-Graduação "lato sensu" da Faculdade de Direito de Franca-SP. Professor Convidado dos Cursos de Pós-Graduação "lato sensu" da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP-RP); da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Cogeae; e da Escola Superior da Advocacia (ESA).

Envie agora a versão final do seu artigo

Avaliação é gratuita

Seja um dos autores do livro