Curso On-line 

Organização de projetos e trabalhos acadêmicos 

Carga horária: 20 horas
Investimento único: R$59,90

Público-alvo: acadêmicos de Graduação e Pós-graduação, docentes, pesquisadores de diversas áreas.

Início: 26/04/2021 
Término: 23/05/2021


Professora Miriam Mity Nishimoto
Professora Miriam Mity Nishimoto

Possuo formação em Pedagogia, especialização na área de educação a distância e Mestrado em educação. Ao longo da minha trajetória acadêmica e a trajetória profissional, observei as inúmeras dificuldades dos estudantes e de colegas de profissão, com os conteúdos, que comumente, é vinculada a área de estudo conhecida como Metodologia do trabalho científico. Algumas vivências e experiências acadêmicas/profissionais me permitiram destacar a necessidade de criar estratégias para o desenvolvimento da autonomia estudantil, com vistas para a construção do conhecimento, tais como: a atuação como docente, a orientação em trabalhos de conclusão de curso de estudantes universitários e docentes em cursos de especialização, a participação como avaliadora em bancas de trabalho de conclusão de curso e na própria execução de trabalhos acadêmicos de diferentes formatos para eventos.

Conteúdos: para melhor entender os conteúdos abordados no curso, listamos em forma de tópicos de estudos:
1. Projetos
1.1 o que é um projeto? Para que serve? Como organizá-lo?
2. Projeto de pesquisa
2.1 O foco para uma investigação
2.2 A originalidade e a relevância de um estudo
2.3 A organização de ideias e a estruturação do projeto de pesquisa
2.3.1 Primeiras pesquisas: o arrolamento de fontes confiáveis
2.3.2 Formas de registros: fichamentos, resumos, sínteses e resenhas.
2.3.3 Tópicos de um projeto de pesquisa: apontamentos gerais
3. Trabalhos acadêmicos
3.1 Tipos de trabalhos acadêmicos (monografia, artigo, tese e dissertação)
3.2 Cuidados gerais na construção dos trabalhos acadêmicos: a organização geral, a escrita, a linguagem, a ética (plágio) e a formatação.

Comprar Agora

No momento em que ingressamos na Universidade e nos deparamos com uma infinidade de assuntos a serem estudados, chama-nos a atenção o caráter acadêmico com que temos que desenvolver atividades e trabalhos propostos por nossos professores. O formato de organização, de estruturação e de formatação é orientado para um rigor específico que nos acompanha até o final do curso e se prolonga em cursos de pós-graduação e também, em nossa vida profissional. Em especial, somos orientados a desenvolver projetos (principalmente o de pesquisa) e trabalhos acadêmicos de diversos tipos, tais como: artigos, monografias, dissertações, teses, relatórios.

Mas, por onde começamos? É a partir dessa indagação que o (a) convidamos, a iniciar um estudo e preliminar sobre a organização de projetos e trabalhos acadêmicos.

Proposta: em linhas gerais, temos como proposta um esforço inicial para compreender a noção de projeto, em especial, as formas de pensar uma pesquisa com o foco para a construção de projetos de pesquisa. Em consonância, é necessário conhecer os tipos de trabalhos acadêmicos, suas respectivas formas de organização e estruturação.

Objetivos do curso: o objetivo principal do curso é fornecer elementos para se compreender o rigor científico, necessário no planejamento e na elaboração de trabalhos de cunho acadêmico, com a finalidade de colaborar com o desenvolvimento de um perfil estudantil/profissional autônomo na construção do conhecimento. Para tanto, constitui-se em objetivos específicos: apresentar noções gerais acerca de projetos e trabalhos acadêmicos; listar formas autônomas de estudos e pesquisas para a construção de trabalhos acadêmicos; orientar ações pautadas na ética e no rigor acadêmico na construção de trabalhos acadêmicos.

Diferenciais do curso: a imensa quantidade de informações, conteúdos e atividades durante as aulas, os prazos apertados atrelados à falta de professores/orientadores (ou tempo desses profissionais) para a orientação adequada dos estudantes, são alguns exemplos que acarretam no despreparo e insegurança na conclusão de trabalhos acadêmicos de forma proveitosa. Outras situações como o distanciamento das atividades universitárias ou dificuldades na compreensão de certos conteúdos que perduraram ao longo da trajetória acadêmica/profissional, são fatores que contribuíram por deixar lacunas nas quais propomos preencher com o presente curso. Nessa perspectiva, pretendemos fornecer estratégias para que o estudante, autonomamente, seja capaz de organizar seus próprios estudos e consequentemente, seja capaz de organizar projetos e trabalhos acadêmicos de qualidade. A intenção não é substituir nenhuma aula ou anular o trabalho do professor/orientador, mas oferecer meios para a complementação de estudos e aguçar as expectativas de crescimento pessoal/profissional.

Comprar Agora