Curso On-line 

Matemática na prática: o ensino da matemática para alunos do Ensino Fundamental I

Carga horária: 60 horas
Investimento único: R$129,90

Público-alvo: professores do Ensino Fundamental I e acadêmicos de Licenciaturas.

Início: 26/04/2021

Término: XX/XX/2021

Comprar Agora


Professora Ana Paula Boschen Maldonado
Professora Ana Paula Boschen Maldonado

Minha primeira experiência como professora foi como auxiliar em uma turma de 2º ano do EF. Na época eu era acadêmica do curso de Matemática, quando por algumas vezes a professora titular da turma me pedia ajuda para ensinar determinados conteúdos matemáticos. Desde então percebi que muitas colegas que cursavam pedagogia relatavam as mesmas dificuldades com a Matemática. Então, ainda na graduação tive a oportunidade de oferecer oficinas para acadêmicos de Pedagogia sobre como ensinar matemática para os anos iniciais. Ao longo dos anos de trabalho, junto com os alunos, em sala de aula pude perceber que a grande dificuldade dos alunos ao chegar na segunda etapa do Ensino Fundamental, a grande dificuldade deles estava nas operações básicas. Onde por muitas vezes precisávamos retomar os conteúdos básicos para poder prosseguir com os conteúdos.

Conteúdos:

 De onde vieram os números;

 As quatro operações;

 Resolução de problemas;

Já pensou em aprender matemática de uma maneira simples e divertida? E ensinar essa mesma Matemática de uma maneira séria responsável, com coerência e garantir o aprendizado dos seus alunos? Sim isso é possível, de uma maneira leve, dinâmica e eficaz, com métodos e algoritmos que trarão segurança ao professor e consequentemente aos alunos no ensino da Matemática.

Proposta: Muitas vezes as pessoas apresentam dificuldades em aprender matemática, porque não tiveram uma dinâmica acessível durante seu aprendizado. Nossa proposta é levar conhecimento matemático que proporcione diferentes possibilidades de aprendizado, utilizando materiais didáticos de fácil acesso e manipulação para que os "mitos" da matemática sejam desvendados e possamos levar aos nossos alunos uma matemática leve, divertida, correta e eficaz e que venham validar os algoritmos já utilizados, fazendo uma relação entre didática e conteúdo formal. Tomando como base a origem dos números, a necessidade de contar, as características deixadas por cada civilização e suas diferentes formas de contagem, vamos fazer uma relação entre os Sistemas de Numeração utilizados por diferentes povos, as heranças que estes nos deixaram, até chegarmos no Sistema de Numeração que conhecemos atualmente. A partir daí trabalhar as operações fundamentais da Matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão) elaborando materiais didáticos que nos levem a constatar a veracidade de alguns algoritmos que usamos atualmente, onde os mesmos deixarão de serem apenas "regras" para se tornarem conhecimento. Muitos alunos apenas decoram essas "regras" sem um entendimento real do conteúdo, o que futuramente, pode comprometer seu aprendizado. Atrelado a estes materiais, vamos trabalhar a resolução de problemas, partindo do princípio de "o que é um problema?" ou "o que é um problema matemático?"; apresentar as etapas da resolução de um problema matemático, segundo George Polya. Mostrar as várias maneiras possíveis de se resolver um mesmo problema, trazendo como alternativa metodológica, maneiras simples de como se resolver problemas matemáticos.

Objetivos do curso: Analisar os diferentes sistemas de numeração antigos, observar suas diferenças e semelhanças e quais as heranças deixadas por cada um deles em nosso sistema atual; Desenvolver e dominar diferentes tipos de materiais didáticos que permitam aprender e ensinar as quatro operações fundamentais da matemática de maneira clara e eficaz, atrelando estes mesmos materiais ao uso de algoritmos já utilizados. Abordar este tema de uma maneira dinâmica e objetiva, unindo técnica, conhecimento e experimentação, tendo em vista a grande dificuldade de muitos professores e alunos ao interpretar e resolver problemas matemáticos. Diferenciais do curso: Levando em conta a dificuldade que muitos professores dos anos iniciais tem na área das exatas, a proposta de oferecer materiais didáticos que proporcionem uma segurança maior no ensino da matemática, principalmente das quatro operações.


Comprar Agora