Curso On-line

Competências e Habilidades Socioemocionais e sua Implementação no Planejamento, de acordo com a BNCC

Carga horária: 80 horas
Investimento único: R$149,90

Público-alvo: professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, coordenadores pedagógicos, diretores, apoio pedagógico especializado, auxiliares de Educação e acadêmicos de Licenciaturas.


Início: 26/04/ 2021

Término: 20/06/2021


Professora Rosemar Borges Rosendo
Professora Rosemar Borges Rosendo

Considero-me profissional habilitada para falar desta temática, já que confere-me a prática pedagógica em salas de aulas de alfabetização por um período de 27 anos, desenvolvendo trabalho pedagógico dentro da linha de Competências e Habilidades Socioemocionais, ou seja, um trabalho voltado ao entendimento e inserção nas mazelas de uma comunidade carente em todos os sentidos, paralelo ao desenvolvimento das habilidades cognitivas; Além de 3 anos de atuação com formação de professores alfabetizadores através do PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa), paralelo a atuação no Fórum Municipal e Estadual de Educação, como Coordenadora do Grupo de Trabalhos Permanentes, e formações de professores em municípios vizinhos.

Conteúdos: 

Para a realização do curso refletiremos a cerca dos seguintes conteúdos:

O que são Competências e Habilidades Sociomocionais e em que se fundamentam;

O que a metodologia Socioemocional promove por meio da educação das emoções e da inteligência?

Conhecer e compreender as Competências Básicas da BNCC e sua aplicabilidade no planejamento;

Discutir os objetivos da Educação Socioemocional a serviço da Educação Básica;

Competências e Habilidades são a mesma coisa?

Como inserir no Currículo e no planejamento as Competências e Habilidades Socioemocionais;

O que é educar a emoção? Como conquistar o autocontrole? Como promover isso no desenvolvimento dos educandos?

Como avaliar Competências e Habilidades Socioemocionais;

Que tipo de jovens a escola tradicional tem formado? Que tipo de jovens a escola contemporânea precisa formar para atender a demanda da sociedade?

As escolas que ensinam através da Educação Socioemocional têm os melhores índices de aprendizagem;

Ferramentas para proteger a emoção;

Competências para desenvolver a Inteligência Emocional;

Educação Socioemocional e sua aplicabilidade na sala de aula;

Como trazer a BNCC para a sala de aula;

Vídeos para reflexão da prática pedagógica;

Tabela antes e depois da BNCC, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental;

Metodologias Ativas;

A BNCC na prática;

Currículos alinhados à BNCC: qual o papel da escola? ;

Linha do tempo da BNNC - A BNCC na sala de aula;

Comprar Agora

Falar de Competências e Habilidades Socioemocionais na contemporaneidade requer certa urgência, já que a BNCC homologada pelo MEC em 2018, requer do profissional de educação, habilidades e competências que não recebeu quando da sua formação acadêmica. Então surgem as dúvidas: Como planejar minha aula incluindo o desenvolvimento de Competências e Habilidades Socioemocionais? Em que área de conhecimento é possível inserí-las? Como avaliar Competências e Habilidades Socioemocionais? Como relacionar conteúdos cognitivos e não cognitivos? Essas e outras questões serão discutidas neste curso.

Proposta: As Competências e Habilidades Sociemocionais nos permitem ter clareza de como agir e reagir perante as adversidades do cotidiano, nos fornecendo recursos e metodologias capazes de sanar conflitos, prevenir transtornos emocionais, aprimorar as relações interpessoais e contribuir para a formação de jovens (pessoas de forma geral) empreendedores, líderes e proativos. Não apenas na escola, mas na família e nas relações sociais, é premente a necessidade de educar as emoções, e embora não seja função apenas da escola, o educador tem papel fundamental neste trabalho, em busca de atender os objetivos da BNCC, que giram em torno de promover a formação e o desenvolvimento humano global dos alunos, para que sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.

Objetivos do curso: Demonstrar a Teoria Socioemocional, suas Competências e seus fundamentos, bem como as possibilidades de aplicabilidade e de avaliação; Discutir sobre o que é Educação Sociemocional e quais são seus objetivos; Analisar a diferença entre Competências e Habilidades; Conhecer as exigências da BNCC quanto às Competências e Habilidades Sociemocionais; Adquirir suporte para o planejamento de acordo com a BNCC.

Diferenciais do curso: A necessidade de atender as demandas de uma sociedade cada vez mais exigente e conflituosa levou os órgãos educacionais em todas as instâncias a adequarem o ensino. Surge então a BNCC, e com ela a importância de conhecer, aplicar e avaliar competências e habilidades até então desconhecidas no cotidiano escolar. Desta forma, refletir sobre Competências e Habilidades Socioemocionais se faz tarefa premente, já que dentre as dez Competências Gerais da BNCC, pelo menos cinco delas dizem respeito diretamente a tais Habilidades. Portanto, o educador que não conciliar conhecimento cognitivo aos não cognitivos (as Competências e Habilidades Socioemocionais) terá dificuldade em se adequar ao novo desenho de educação proposto pela BNCC.

Comprar Agora